A Atividade Física em Benefício da Autoestima.

Sentir-se bem, estar seguro e confiante são coisas que fazem a diferença no dia a dia das pessoas. Tanto para vocês que sabem o quanto é importante, quanto para aquelas pessoas que convivem com vocês. Poucas pessoas mantem a autoestima elevada com a rotina do dia a dia. Muitas vezes, a preocupação com nós mesmos acaba ficando para depois. Mas a autoestima e atividade física podem caminhar juntas.

A maioria das pessoas começa a praticar exercícios pensando apenas na preparação física, mas ganham vários benefícios como controle emocional, aumento da autoestima, diminuição da ansiedade e melhora no humor.

Mas tem diferenças entre atividade física e exercício físico?

A atividade física é qualquer movimento corporal que promove um gasto energético maior do que se estivéssemos em repouso, como por exemplo: limpar uma casa, caminhar, subir escadas.

Já o exercício físico é uma atividade física planejada, estruturada, programada sistematicamente de acordo com algum objetivo, como por exemplo: condicionamento físico (através de exercícios aeróbios, como uma corrida).

Vocês sabem, por exemplo, que é possível melhorar a autoestima com a realização de qualquer atividade física? Isso mesmo! Pessoas que praticam atividades físicas têm uma melhor autoestima. Não só pela questão estética do corpo, mas pela sensação de bem-estar, disposição e qualidade de vida que fazem com que ela se sinta melhor.

Como isso acontece?

A prática de exercícios físicos melhora o fluxo de sangue no cérebro e aumenta os níveis de serotonina — substância responsável pela sensação de bem-estar no organismo. É como se o corpo funcionasse melhor, num ritmo prazeroso. 

Não é só isso! Ao se movimentar, você também gasta mais energia. Quem sofre com problemas de insônia, por exemplo, poderá dormir melhor. Há, ainda, a melhora da capacidade de controle emocional, do humor e a redução da ansiedade. 

O que mais melhora?

Uma pessoa com boa autoestima relaciona-se melhor com as outras pessoas, seja com os colegas de trabalho, na escola ou nos demais ambientes que frequenta. Ela é autoconfiante e segura, expõe suas opiniões e colabora para a construção de ambientes e relacionamentos agradáveis. 

É importante entender que a autoestima depende de diversos fatores, como história de vida, ambiente de convivência, aparência física e como a pessoa lida com sua aparência, condição psíquica, aceitação de si mesmo, entre outros. A prática de atividade física auxilia no processo de melhora do bem-estar e da qualidade de vida, principalmente quando realizada em conjunto com outras atividades que oferecem prazer e satisfação. 

Qual atividade fazer?

Comece com atividades rotineiras e com a consciência da importância de fazer: Ande mais, suba e desça escadas, faça tarefas domésticas periodicamente, deixe o controle remoto ou qualquer outro dispositivo que “facilite” sua vida de lado, levante-se e ande regularmente.

Por outro lado, você pode escolher outras formas de se movimentar um pouco mais. Não adianta fazer algo que não gosta. Assim, você apenas se aborrecerá e os benefícios não serão percebidos. Comece aos poucos, se organize com os horários. Tão importante quanto começar é manter.

A prática regular é o que fará a diferença nesse processo. Inclua os exercícios na sua rotina. A relação entre autoestima e atividade física pode ajudá-lo a resolver outros problemas, como dores nas costas. 

Qual a melhor atividade física?

A escolha da atividade física é uma questão bem pessoal. Não existe um tipo de atividade física ideal para todo mundo. As preferências de cada pessoa são fundamentais para a adesão e a continuidade da prática. Cada pessoa deve escolher as atividades de sua preferência para que haja motivação.

Às vezes, pode acontecer da pessoa não se adaptar de cara na primeira escolha, mas é importante não desistir de praticar atividade física e experimentar outras modalidades, até encontrar o que é mais prazeroso.

Andar de bicicleta, fazer uma caminhada com os amigos, ir à academia ou até mesmo fazer alongamentos em casa: você pode escolher o que mais gosta de fazer ou o que será mais fácil de realizar dentro da sua rotina. Praticar atividades físicas aumenta a disposição, melhora a condição cardiorrespiratória e muscular do corpo. Isso reflete diretamente no equilíbrio emocional, na concentração e na redução do estresse, da ansiedade e da insegurança. Por isso, a melhora na autoestima é tão marcante. 

Importante Lembre-se: mais importante do que sair praticando qualquer atividade física é realizá-la com prazer. Aos poucos seu corpo sentirá a diferença. Você se sentirá melhor para realizar tudo o que precisa. Qualidade de vida e bem-estar farão parte do seu dia a dia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s