Resistência cardiorrespiratória

Aprenda diferentes maneiras de melhorar a resistência cardiorrespiratória, para uma saúde melhor.

Resistência cardiorrespiratória é uma medida de quão bem o seu coração, pulmões e músculos trabalham juntos para manter seu corpo ativo durante um período prolongado de tempo. Exercitadores podem melhorar a resistência cardiorrespiratória, participando de um programa de exercício aeróbio regular.

Como medir a resistência cardiorrespiratória

Quando especialistas testam a resistência cardiorrespiratória em um laboratório, eles medem quão bem seu coração e pulmões entregam oxigênio para seus músculos de trabalho para que possam trabalhar arduamente durante o exercício.

Quando seus músculos não obtêm os nutrientes de que precisam, os produtos podem acumular e causar fadiga.

Então como os cientistas conseguem medir a resistência cardiorrespiratória? Às vezes eles testam o ar que você respira para fora durante o exercício vigoroso. Analisando o ar exalado, eles podem estimar como eficientemente os seus músculos estão usando oxigênio. Mas este procedimento, chamado um teste de VO2 máximo, requer que você consiga trabalhar em uma intensidade extremamente vigorosa. Então o teste não é seguro para todos.

Em academia e clubes de saúde, testes cardiorrespiratórias submáximos são mais comuns. Estes testes são mais seguros para os exercitadores que estão fora de forma…

… ou que podem ter problemas cardíacos. Estes testes podem incluir:

  • Testes de esteira
  • Testes de bicicleta
  • Teste de caminhada de fitness ao ar livre
  • Teste de etapa

Durante cada um destes testes, seu personal trainer irá avaliar como alterações de sua frequência cardíaca durante o exercício. Baseado nos resultados, ele ou ela pode fornecer uma avaliação da sua aptidão cardiorrespiratória.

Por que a resistência cardiorrespiratória é importante?

Em uma academia especializada fitness, resistência cardiorrespiratória ou aptidão cardiorrespiratória (FRC) é uma medida que indica o seu nível de saúde aeróbio. Ajuda você e o treinador saber o quanto bem você pode executar o exercício cardiovascular durante um período de tempo. Exercitadores com baixa resistência cardiorrespiratória começará com as sessões de treino mais curto, menos intensa.

Atletas com maior resistência cardiorrespiratória podem fazer exercícios mais intensos.

Se você está tentando perder peso, aptidão cardiorrespiratória é importante. Atividade aeróbia é essencial para queimar calorias e perder peso.

Atividade física também é fundamental se você quer manter o peso ideal para sempre. Se a resistência cardiorrespiratória é boa, significa que você está saudável o suficiente para participar nas atividades que irão ajudá-lo a perder peso e mantê-lo.

Maneiras de melhorar a resistência cardiorrespiratória

Se não tem certeza…

…de como você se sairia em um teste para medir sua aptidão cardiovascular, não se preocupe. Provavelmente, você pode estimar o resultado, avaliando o seu nível de atividade diária. Se você está fisicamente ativo em uma base diária, você fará melhor do que alguém que é sedentário. Se está sedentário há muito tempo ou se você tem um problema de coração ou pulmão, você deve consultar seu médico antes de tentar melhorar a sua resistência cardiorrespiratória.

Depois de saber que você está saudável o suficiente para o exercício e, em seguida, é hora de aumentar a sua saúde do coração e pulmão.

Você pode fazer exercícios simples iniciante em casa, andar ou correr fora com amigos ou entrar numa academia para nadar ou ter aulas de aeróbica. Você vai melhorar sua resistência cardiorrespiratória cada vez que faz atividades aeróbicas que aumentam sua taxa de coração e causam-lhe a respirar profundamente.

Se você quiser ver como está para melhorar sua resistência cardiorrespiratória ao longo do tempo, converse com seu médico sobre a obtenção de teste em uma clínica. Ou fale com seu personal trainer para ver quais opções estão disponíveis na sua academia local.